Nós náuticos

A Arte de Marinheiro

A Arte de Marinheiro que muitos conhecem apenas como expressão artística, é, antes de mais, um conjunto de soluções com cabos que são utilizadas frequentemente a bordo para solucionar os problemas que se nos deparam. Entre os muitos nós conhecidos e utilizados apresentam-se, seguidamente, talvez os mais importantes e mais úteis.

  • Nós náuticos - Nó Laçada

    Laçada

    Este é efetivamente o nó mais simples e que é muitas das vezes a primeira fase de outros mais complexos. Quando feito no chicote de um cabo serve de falcaça temporária e pode ainda ser utilizado para impedir, de forma expedita, que um cabo desgurna um olhal ou gorne. A laçada pode ser singela (figura superior) ou dobrada (figura inferior).

  • Nós náuticos - Nó de azelha

    Nó de Azelha

    Executa-se como se fosse uma laçada dada no seio de um cabo e serve para graduar provisoriamente um cabo, assinalando qualquer medida. A figura mostra este nó antes de «socado».

  • Nós náuticos - Nó lais guia singelo

    Lais de guia

    Tal como o Nó de Escota, o Lais de Guia é um dos nós mais aplicados a bordo. É dado no chicote de uma espia para encapelar expeditamente num cabeço e nas boças das embarcações, quando estas têm que ser rebocadas. Existindo vários tipos de Lais de Guia, apresentamos o mais usual: singelo pelo chicote.

 

Venha descobrir Lisboa e aprenda connosco mais alguns nós  … reserve aqui a sua experiência:

RESERVE JÁ

Share