...
Home / Vistas / Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Uma atração cultural para visitantes de todo o mundo

Ergue-se em posição dominante sobre uma alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.

Vista desde o rio para a Colina de São Jorge

O Castelo de S. Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, situado na colina de S. Jorge, no centro da cidade. Com uma história rica e fascinante, o castelo é um importante ponto turístico e uma atração cultural para visitantes de todo o mundo.

Vista desde o Castelo de São Jorge  sobre Lisboa durante o por do sol
Vista desde o Castelo de São Jorge

A mais antiga fortificação no local data do século II A.C., embora tenham sido aqui encontrados vestígios do século VI A.C. A arqueologia permitiu descobrir vestígios de fenícios, gregos, cartagineses, romanos e muçulmanos, comprovando a ocupação humana constante desde tempos remotos.

O castelo propriamente dito teve a sua fundação nos séculos X e XI, enquanto Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo bem como a cidade aos mouros.

As muralhas do Castelo de São Jorge
As muralhas do Castelo de São Jorge

Entre os séculos XIII e XVI teve o seu período mais importante. O castelo foi palco da receção a Vasco da Gama, por parte do rei D. Manuel I, após a sua descoberta do caminho marítimo para a Índia. Com o terremato de 1755 e a mudança da residência real para a área ribeirinha da cidade, o castelo teve um forte declínio e degradação. Foi declarado Monumento Nacional em 1910 tendo começado a ser restaurado nesse ano e, em 1990, foi novamente reabilitado, sendo atualmente um dos lugares mais visitados da cidade.


Os jardins do Castelo de São Jorge
Um local muito agradável para visitar

No seu interior, destaca-se o núcleo museológico, onde se pode ver a história de Lisboa e a Torre de Ulisses, assim como um periscópio que permite observar a cidade em 360º em tempo real. O Castelo de S. Jorge possui jardins bem cuidados, oferecendo aos visitantes um local agradável para passear. É, sem dúvida, um local popular para eventos culturais, incluindo concertos, festivais e exposições.

Em virtude da sua excecional localização, o Castelo de S. Jorge destaca-se do conjunto dos miradouros de Lisboa pelas vistas únicas e majestosas que permite usufruir.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.