...
Home / Vistas / Sé de Lisboa

Sé de Lisboa

A igreja mais antiga de Lisboa

A Sé de Lisboa localiza-se no bairro de Alfama. A sua construção começou na segunda metade do século XII, após a conquista da cidade aos Mouros.

Torres da Sé de Lisboa vistas desde o Tejo

A Sé de Lisboa é uma das principais atrações turísticas da cidade, situada no coração do bairro antigo de Alfama. É a igreja mais antiga de Lisboa e um dos edifícios religiosos mais importantes de Portugal.

Uma das principais atrações da Sé de Lisboa é o seu tesouro, que inclui objetos valiosos como relíquias, joias e objetos de arte sacra e que se estende ao longo de quatro salas. A Sé de Lisboa, também conhecida como Catedral de Lisboa, guarda ainda relíquias de São Vicente e Santo António. É uma excelente oportunidade para conhecer a história e a cultura da cidade.

A história da Sé de Lisboa remonta ao século XII. Esta catedral começou a ser construída em 1147 como uma igreja românica, logo após a tomada de Lisboa aos mouros, no reinado de D. Afonso Henriques.

Fachada principal da Sé de Lisboa
Fachada principal da Sé de Lisboa

Ligação com a realeza portuguesa

A Sé de Lisboa também é conhecida pela sua história e ligação com a realeza portuguesa. A catedral de Lisboa foi a igreja oficial da família real durante muitos séculos. Além disso, é o local onde muitos reis e rainhas de Portugal foram coroados. Os únicos laicos enterrados na Sé de Lisboa são o Rei D. Afonso IV e a sua esposa D. Beatriz.

Se pretender visitar a Sé saiba que, semanalmente, todos os domingos a partir das 11:30h, se celebra a missa. E, por isso, durante esse dia as visitas turísticas são suspensas. Contudo, não deixe de consultar o preçário para saber mais pormenores.

É, sem dúvida, um excelente lugar para explorar e apreciar os seus 800 anos de história, bem como descobrir a ligação deste edifício à cultura de Lisboa.

Além disso, a sua beleza pode comprovar-se durante um passeio de barco pelo rio Tejo. Pode observar a Sé de Lisboa assim como muitos outros monumentos históricos que dão vida a Lisboa.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.