...
Home / Vistas / Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Terminal de Cruzeiros de Lisboa

O terminal de cruzeiros de Lisboa encontra-se localizado numa zona privilegiada da cidade, em frente ao bairro histórico de Alfama e muito próximo da Baixa Pombalina, com excelentes acessibilidades aos principais pontos de interesse da capital portuguesa.

Detalhe do Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Inaugurado em novembro de 2017, o conceituado Arquiteto Carrilho da Graça planeou esta infraestrutura. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa tem 13.800 m2 no total dos três pisos e um cais de acostagem com aproximadamente 1.500 metros de comprimento. Este cais destina-se à atracagem dos navios de cruzeiro, permitindo a Lisboa receber barcos de qualquer dimensão.

O edifício também representa um feito tecnológico: as suas fachadas, construídas em betão branco com aglomerado de cortiça com características estruturais – significativamente mais leve – e com maiores capacidades de isolamento térmico do que o betão estrutural corrente.

Estão igualmente ali instalados os escritórios das autoridades competentes, lojas, instalações de check-in e serviços de apoio para o conforto de todos os visitantes, passageiros e tripulantes. Possui dois sistemas de passagem totalmente automatizados, assim como equipamentos de apoio às operações dos navios. Dessa forma, pode fornecer energia, água e outras provisões às embarcações atracadas.

Em 2019, o número de passageiros que usufruíram das instalações do terminal de cruzeiros de Lisboa foi de 571.259, resultantes de um total de 310 atracagens de barcos. Já em 2022 recebeu 327 escalas de navios de cruzeiros, o que representa um novo recorde de utilização.

Em 2022 é eleito como o melhor Terminal de Cruzeiros da Europa pelo World Cruise Awards. Destacando assim as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores e prestando um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa.

Novo recorde de passageiros de cruzeiros

Já no ano de 2023, o Porto de Lisboa registou um novo recorde de passageiros de cruzeiros, cerca de 758,3 mil passageiros. A maior operação de turnaround verificou-se a 30 de Julho, com um total de 9.163 passageiros, dos quais 4.476 embarcados e 4.687 desembarcados. O ano de 2023 conclui-se com uma receita de mais de 83 milhões de euros de impacto económico direto.

Neste mesmo ano, o mercado norte-americano conquistou o 2º lugar da tabela (42%) de maior número de passageiros em turnaround, atrás do Reino Unido

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.