Cabos é a nomenclatura utilizada no mundo náutico para as cordas usadas a bordo. Saiba como fazer os principais nós que o podem ajudar a resolver inúmeras situações.
A Arte de Marinheiro que muitos conhecem apenas como expressão artística, é, antes de mais, um conjunto de soluções com cabos que são utilizadas frequentemente a bordo para solucionar os problemas que se nos deparam.
Entre os muitos nós conhecidos e utilizados apresentam-se, seguidamente, talvez os mais importantes e úteis.
Laçada
Nó náutico – Laçada
Este é efetivamente o nó mais simples e que é muitas das vezes a primeira fase de outros mais complexos. Quando feito no chicote de um cabo serve de falcaça temporária e pode ainda ser utilizado para impedir, de forma expedita, que um cabo desgurna um olhal ou gorne.
Nó de Azelha
No náutico – Nó de Azelha
Executa-se como se fosse uma laçada dada no seio de um cabo e serve para graduar provisoriamente um cabo, assinalando qualquer medida. A figura mostra este nó depois de «socado».
Lais de guia
Nó náutico – Lais de Guia
Tal como o Nó de Escota, o Lais de Guia é um dos nós mais aplicados a bordo. É dado no chicote de uma espia para encapelar expeditamente num cabeço e nas boças das embarcações, quando estas têm que ser rebocadas. Existindo vários tipos de Lais de Guia, apresentamos o mais usual: singelo pelo chicote.
Experiências relacionadas
"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Para melhorar a experiências, usamos cookies para armazenar e aceder a informações do dispositivo. Permite-nos processar dados, como comportamento de navegação. O não consentimento pode afetar algumas funcionalidades do site.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.