Início » Vistas » Cristo Rei

Cristo Rei

Situa-se a uma altitude de 133 metros acima do nível do Tejo

O Cristo Rei é constituído por um pórtico com 75 metros de altura, encimado pela estátua do Santíssimo Redentor de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, com 28 metros de altura. O pedestal, incluindo o pórtico, eleva-se a 82 metros de altura. O monumento ao Cristo Rei constitui a maior atração do concelho de Almada.

Estátua do Cristo Rei, em Almada

O Cristo Rei é um monumento situado em Almada, na margem sul do rio Tejo. A ideia da construção do Monumento ao Cristo Rei surgiu em 1934, aquando de uma visita ao Brasil do então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira. Ao visitar o Rio de Janeiro, viu a imponente imagem de Cristo Redentor do Corcovado e logo no seu coração nasceu o desejo de construir semelhante obra em frente a Lisboa.

Contudo, o monumento ao Cristo Rei veio a ser edificado em cumprimento de um voto formulado pelo episcopado português em 1940, que pediu a Deus que livrasse Portugal de participar na Segunda Guerra Mundial. O presidente do Conselho de Ministros, António Oliveira Salazar, preferiu manter a neutralidade, não tendo Portugal participado na referida guerra.

A Ponte 25 de abril e o Cristo Rei
Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril

Assim, a construção do monumento iniciou-se em Dezembro de 1949, após o final da guerra. Inaugurado a 17 de Maio de 1959, contou com a presença de autoridades oficiais Portuguesas, estrangeiras e de cerca de 300 mil cidadãos anónimos. Nessa ocasião, esteve também presente a imagem original de Nossa Senhora de Fátima. O Papa João XXIII não esteve presente na cerimónia, mas enviou uma mensagem que se pode ouvir na rádio. Na altura, o Cardeal Cerejeira afirmou que o monumento seria sempre um sinal de gratidão pelo dom da paz.

Vista com a ponte 25 de abril, o rio tejo e Lisboa ao fundo, desde o Cristo Rei
As vistas são impressionantes

A sua localização

É um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica da cidade de Lisboa e do Tejo. O monumento foi erguido em cima de um penhasco com uma altitude superior a 100 metros e é possível subir até à base da estátua através de um elevador ou de uma escadaria de 286 degraus.

O Cristo Rei é um dos poucos monumentos de Cristo no mundo que tem as mãos abertas, sinalizando a bênção. Ou seja, fez-se para enfatizar a mensagem de paz e harmonia transmitida pelo monumento.

A visita ao Cristo Rei é uma experiência única, pois para além de poder admirar as vistas incríveis do topo do monumento sobre a cidade de Lisboa e do Tejo, é possível conhecer a história e a arquitetura do local, bem como visitar a Capela de Nossa Senhora da Paz Carmo, que fica no interior do monumento.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.