...
Home / Vistas / Fundação Champalimaud

Fundação Champalimaud

Na vanguarda da ciência

Descubra um dos edifícios mais futuristas e impressionantes de Lisboa. De frente para o rio, a assume os contornos de Centro de Investigação para o Desconhecido.

Fundação Champaulimaud vista desde o rio Tejo

Esta fundação, também conhecida como Centro de Investigação para o Desconhecido, criada por António Champalimaud (1918-2004) no seu testamento. Dedica-se primordialmente ao desenvolvimento de programas avançados de investigação biomédica e à prestação interdisciplinar de cuidados clínicos.

Na fundação Champalimaud realizam-se investigações em áreas de ponta e a prioridade consiste em estimular descobertas que beneficiem as pessoas, bem como patrocinar novos padrões de conhecimento. A sua atividade é desenvolvida nas áreas das neurociências e do cancro. Desse modo, criam-se programas de investigação e da prestação de serviços clínicos de excelência, levando também a cabo, fora de portas, um programa de luta contra a cegueira.

O edifício do Centro de Investigação para o Desconhecido

O seu edifício é tão inovador e relevante como a pesquisa biomédica feita no seu interior. É um projeto de autoria do arquiteto goês Charles Correa que procurou elevar a arquitetura à escultura; a escultura à beleza; e a beleza à terapia – de forma a honrar a atividade do Centro. O edifício abriga laboratórios de última geração, salas de conferências e instalações de acolhimento para os pacientes. Foi inaugurado a 5 de outubro de 2010.

Equipamentos de ultima geração
A utilização de equipamentos e tecnologia de ultima geração

Implanta-se num terreno de 65 mil metros quadrados localizados na zona ribeirinha. É um local privilegiado junto à margem do rio Tejo, próximo da Padrão dos Descobrimentos, e simbólico por ser de onde os navegadores portugueses partiram há cinco séculos rumo ao “desconhecido”.

Ponte em vidro que liga os dois edifícios
Ponte que liga os dois edifícios

O conjunto inclui dois blocos principais: o centro de pesquisa / centro de tratamento do cancro, e o auditório (ligados por um passadiço elevado). Possui ainda jardins, um anfiteatro ao ar livre e um restaurante com uma magnífica esplanada.

Algumas curiosidades da Fundação Champalimaud

A Fundação Champalimaud é conhecida por ser uma instituição de excelência na investigação científica. Os seus investigadores já publicaram mais de 1.200 artigos científicos e receberam vários prémios e distinções, incluindo o Prémio Champalimaud para a Investigação Médica, que é um dos maiores prémios da Europa na área da medicina.

Fundação Champaulimaud vista desde o rio Tejo
Fundação Champaulimaud vista desde o rio Tejo

Outra curiosidade da Fundação Champalimaud é o seu programa de bolsas de investigação, que oferece oportunidades para investigadores de todo o mundo desenvolverem projetos de investigação inovadores na área das neurociências e oncologia. Além disso, a Fundação também oferece programas de formação para médicos e outros profissionais da saúde, bem como programas de divulgação científica para o público em geral.

O melhor local para trabalhar

Edifícios iluminados ao anoitecer
Uma arquitetura única

De acordo com a revista norte-americana The Scientist, que realizou um inquérito a mais de 1.500 investigadores pós-doutorados, a Fundação Champalimaud ficou em primeiro lugar. Assim, em 2012, este primeiro lugar garantiu-lhe ser considerada um dos melhores sítios para trabalhar, dentro ou fora dos Estados Unidos.

É também um excelente sítio para visitar

Sem qualquer dúvida, este é um local a visitar. Seja para assistir a uma conferência, passear pelos jardins, deliciar-se com uma refeição no Darwin’s Café ou desfrutar tranquilamente da luz única de Lisboa. Por fim, terminar o dia a ver o pôr do sol enquanto contempla o rio Tejo e o farol do Bugio nas águas do Oceano Atlântico.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.