O Parque das Nações é um dos bairros de Lisboa mais modernos da cidade e uma atração por si só. Surgiu ligado à Expo 98 – Exposição Internacional de Lisboa de 1998, cujo tema foi “Os oceanos: um património para o futuro”. Daí a origem do nome incluir “nações”, já que o evento acolheu países do mundo todo.
Após a Expo 1998, ao invés de se desmontar tudo, o local permaneceu com todas as instalações e construções e, atualmente, é uma das zonas turísticas de Lisboa onde modernidade e arte estão bem presentes.
O Parque das Nações foi construído numa área anteriormente ocupada por fábricas e armazéns, e inclui uma série de edifícios e estruturas modernas, incluindo um centro de congressos, um centro de exposições e um oceanário.
Um dos principais marcos do Parque das Nações é a Torre Vasco da Gama, com 140 metros de altura.
Marina do Parque das Nações
A Marina do Parque das Nações, localizada em Lisboa, é uma infraestrutura moderna que se destaca pela sua integração numa área urbanística revitalizada. Situada no coração do antigo recinto da Expo 98, a marina reflete o espírito de inovação e sustentabilidade que caracterizou a exposição mundial.
Com capacidade para cerca de 400 postos de amarração, a marina oferece condições privilegiadas para navegadores, incluindo acesso a serviços de manutenção, abastecimento de combustível e segurança 24 horas. A localização estratégica no estuário do Rio Tejo proporciona vistas panorâmicas e fácil acesso ao centro da cidade, tornando-a um ponto de partida ideal para explorar Lisboa ou seguir em direção ao Oceano Atlântico.
Um dos aspetos mais curiosos é o seu sistema de comportas, que regula o nível da água, permitindo uma utilização estável e protegida das marés do Tejo. A marina também está rodeada por uma vasta oferta de restaurantes, espaços culturais, como o Oceanário de Lisboa, e áreas de lazer.
A Marina do Parque das Nações é um exemplo de como a inovação e a sustentabilidade podem transformar uma zona urbana num espaço multifuncional e atrativo.
O Oceanário de Lisboa
Também o Oceanário de Lisboa, originalmente Pavilhão dos Oceanos, é outra atração popular do Parque das Nações. É o segundo maior oceanário da Europa e abriga uma variedade de espécies marinhas, incluindo tubarões, pinguins, raias e peixes tropicais. Isto é, no seu habitat convivem mais de 8.000 animais de um total de 500 espécies diferentes.
O Parque das Nações é um grande parque urbano, com surpreendentes jardins temáticos e oferece uma variedade de atividades ao ar livre, incluindo, entre outras, caminhadas, passeios de bicicleta e patinagem. Além disso, o passeio de teleférico é uma atividade bastante popular e onde se pode, de forma bastante tranquila, descobrir esta zona de uma perspetiva única.
Atualmente dispõe de uma série de instalações culturais e de lazer. O Teatro Camões, o Casino de Lisboa, o Pavilhão do Conhecimento, o Pavilhão de Portugal e o Centro Comercial Vasco da Gama são apenas alguns dos exemplos de estruturas que podem ser visitadas nesta zona de Lisboa.
Tudo isto ao longo do Rio Tejo, desfrutando de mais de cinco quilómetros de uma paisagem arrebatadora, no coração de Lisboa, de fácil acesso e estacionamento, conjugado com uma vasta oferta comercial e de restauração.