Lisboa prepara-se para receber um evento verdadeiramente sagrado este verão – a Jornada Mundial da Juventude. Ao mesmo tempo, é uma cidade de contrastes, onde catedrais antigas estão lado a lado com cafés da moda e arte de rua.
A visita do Papa decorre entre os dias 2 a 6 de agosto e traz consigo inúmeros visitantes, o que promete deixar um impacto positivo na juventude portuguesa. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ocorre no Parque Tejo, na zona do Parque das Nações, e estima-se que este evento traga 1,2 milhões de jovens a Lisboa.
Apesar de a sua saúde estar debilitada, os médicos deram luz verde para o Papa Francisco poder viajar e participar na JMJ.
Quer seja um católico devoto ou simplesmente um viajante curioso com a fusão da fé e da cultura, aproveite o verão sagrado em Lisboa.
Quem é Papa Francisco?
Papa Francisco, de seu nome Jorge Mario Bergoglio, nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Francisco é o primeiro papa latino-americano, jesuíta e que utiliza o nome “Francisco”.
Filho de pai contabilista e mãe doméstica, diplomou-se como técnico químico, tendo posteriormente escolhido o caminho do sacerdócio.
Entre 1964 a 1966 foi professor em dois colégios.
Em 1969 é ordenado sacerdote pelo arcebispo D. Ramón José Castellano. Continuando a sua carreira de professor até chegar a reitor de mais dois colégios, heis que o cardeal Antonio Quarracino o convida a ser o seu estreito colaborador em Buenos Aires.
A 20 de Maio de 1992, João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Mais tarde, em 1998, é nomeado arcebispo da argentina. Em 2001 conquistou o título de Cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino.
Por fim, a 13 de março de 2013 é eleito Papa, sendo o 266º Papa da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Bento XVI.
O que é a Jornada Mundial da Juventude?
A JMJ é um evento religioso fundado pelo Papa João Paulo II, em 20 de dezembro de 1985. Assim, em 1986 realizou-se a primeira edição em Roma.
A JMJ trata-se de um encontro entre o Papa e os jovens de todo o mundo. Para além disso, é também uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento de evangelização da geração mais jovem.
No dia 27 de janeiro de 2019, anuncia-se que o Papa Francisco escolhe Lisboa para a realização da próxima edição da Jornada Mundial a Juventude. Esta escolha foi motivada pela preciosa história religiosa e cultural da cidade, que remonta a séculos atrás, evidenciada pelas suas belas igrejas, mosteiros e catedrais.
Um verão sagrado
O Papa é o líder espiritual da Igreja Católica e por certo, esta visita traz consigo uma energia divina e uma mensagem de esperança. Para os católicos, é uma oportunidade única para se conectarem com a sua fé e receber a bênção papal.
À medida que a chegada do Papa se aproxima, a expetativa aumenta e os habitantes locais prepararem-se ansiosamente para esta ocasião. Desde a construção do palco no Parque Tejo até ao Altar-Palco no Parque Eduardo VII, está tudo preparado ao pormenor.
No Parque Tejo-Trancão está situado o altar-palco onde irá decorrer a vigília e a missa de envio presidida pelo Santo Padre. No Parque Eduardo VII está montado um palco secundário, onde estão destinados três eventos centrais da JMJ: a missa de abertura, a cerimónia de acolhimento e a via-sacra.
Além disso, a JMJ vai decorrer noutros pontos de Lisboa:
– Em Belém, a Cidade da Alegria vai ser instalada no Jardim Vasco da Gama;
– O Festival da Juventude que “oferece mais de três centenas de eventos em mais de 100 espaços da cidade, entre palcos, auditórios, salas de cinema, teatros, museus, espaços de exposições e igreja”, de acordo com a Câmara Municipal de Lisboa. Alguns desses eventos terão lugar no Terreiro do Paço, na Alameda D. Afonso Henriques e no Parque da Belavista.
Este evento encaminha peregrinos de todo o mundo para Lisboa e por isso, traz consigo histórias inspiradoras de esperança, superação e fé.
O impacto para a cidade de Lisboa
A chegada do Papa a Lisboa é um evento de grande significado para a cidade e para os fiéis da região. A presença do líder religioso mais importante do mundo, traz consigo uma aura de significado e importância, não apenas para a cidade, mas também para o país como um todo.
A visita do atual chefe de estado do Vaticano tem um impacto profundo na identidade da cidade, reforçando a sua conexão com a religião e destacando a importância da espiritualidade na vida dos jovens.
Para além disso, a presença de visitantes do estrangeiro traz um impacto económico significativo para Lisboa. Tanto os restaurantes, como os hotéis e lojas irão beneficiar da chegada destes, o que impulsiona a economia da cidade. A visita do Papa é também um “impulso” para o turismo, especialmente para quem deseja experimentar a atmosférica única que a cidade tem para a oferecer.
O percurso da visita do Papa Francisco
A visita do Papa Francisco a Lisboa atrai uma variedade de visitantes de todo o mundo e a cidade prepara-se para recebê-los com grande hospitalidade e entusiasmo. A diversidade de pessoas cria um ambiente de troca cultural, onde os jovens têm a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes origens e perspetivas.
Durante a JMJ, o Papa irá certamente reunir-se com estudantes refugiados, representantes de outras religiões, vítimas de abusos sexuais na Igreja e voluntários do evento.
Se quiser saber pormenorizadamente o percurso do atual chefe de estado do Vaticano e os horários de cada acontecimento, clique aqui.