...
Home / Vistas / Forte de São Bruno

Forte de São Bruno

O seu desenho e proporções tornaram-se uma das mais belas obras de fortificações do litoral português

Está implantando na confluência da ribeira de Barcarena com o Tejo, tendo em frente a Estação Ferroviária de Caxias.

Forte de S. Bruno visto desde as águas atlânticas

O Forte de São Bruno é uma fortificação histórica localizada em Caxias, no concelho de Oeiras, muito próximo de Lisboa. O forte foi construído no século XVII como parte das defesas da cidade contra os ataques inimigos. Por conseguinte, foi um marco importante na história militar e cultural de Lisboa.

Construiu-se no contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, com pedra e tijolo. Tem uma estrutura de forma poligonal simétrica composta por corpo central, de planta quadrada, onde se localizam os corpos da guarda, armazéns de pólvora e bateria.

Apesar das suas pequenas dimensões, tinha grande poder de fogo na época da sua construção, sendo projetado com canhões e outras armas.

Uma das características mais notáveis do Forte de São Bruno é sua localização estratégica. O forte, construído junto ao rio Tejo e ao porto de Lisboa, permitia aos defensores vigiarem a área e prepararem-se para os ataques inimigos.

Nos séculos XIX e XX

No século XIX, o Forte de São Bruno foi desartilhado, graças à evolução dos meios bélicos. Perdendo a sua função defensiva, o monumento passou a utilizar-se para outras funções, como por exemplo: alvo para exercícios de tiro; arrendamento e instalação de um posto fiscal.

No século XX, as suas instalações foram cedidas à Guarda Fiscal, que acomodou a Mocidade Portuguesa. Posteriormente à Revolução dos Cravos, em 1974, o forte passou a usar-se como colónia de férias, passando no ano seguinte para a Associação Portuguesa de Pousadas da Juventude.

Forte de S. Bruno localizado junto à praia

Desde 1978 que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público e em 1997, sofreu novas obras de recuperação e de reabilitação.

Atualmente, o Forte de São Bruno é uma atração popular. Os visitantes podem explorar a fortificação e aprender sobre a sua história e importância militar. Além disso, a zona do Forte de São Bruno é um ótimo local para ir à praia, fazer piqueniques, desfrutar de passeios ao ar livre e apreciar as vistas panorâmicas, tanto para o rio como para o oceano Atlântico.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.