...
Home / Curiosidades sobre o Rio Tejo

Curiosidades sobre o Rio Tejo

O rio Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica.

Vista desde o rio Tejo para a cidade de Lisboa, durante uma experiência náutica

O Rio Tejo desempenhou um papel crucial na formação e desenvolvimento dos primeiros povos na região que hoje conhecemos como Lisboa. Assim, a sua importância geoestratégica moldou o curso da história e influenciou a ocupação humana ao longo das margens do rio. Afinal, foi a existência do Rio Tejo que fez com a cidade nascesse aqui. Para os barcos que vinham do mediterrâneo em direção aos países mais a norte na Europa, a baía natural do estuário Tejo proporcionava o primeiro porto de abrigo seguro que encontravam.

Os fenícios, cartagineses, romanos, visigodos e mouros são apenas alguns exemplos dos povos que reconheceram a importância estratégica do Rio Tejo. Como resultado, cada um deixou a sua marca na região, contribuindo para a rica tapeçaria cultural que caracteriza a área ao redor de Lisboa.

Neste artigo, vamos explorar vários factos do rio Tejo em Portugal, as suas curiosidades e a importância que desempenhou ao longo dos séculos.

A origem e o percurso do Rio Tejo

Nasce na serra de Albarracim, na região de Aragão, Espanha, a uma altitude de 1.593 metros. O Tejo, em latim Tagus, é o mais extenso rio da península ibérica.

O rio atravessa a Extremadura espanhola antes de entrar em território português. Isto é, ao longo do seu percurso, passa por diversas cidades e localidades espanholas, como por exemplo Toledo, Aranjuez e Talavera de la Reina. O Rio Tejo, em Portugal, passa por Abrantes, Santarém, Vila Franca de Xira, Lisboa e muitas outras cidades.

O percurso do Rio Tejo em Portugal é marcado por paisagens deslumbrantes, vales e conta até com diversas ilhas. A mais famosa é a ilha do Castelo de Almourol. Esta fortificação medieval tornou-se um dos símbolos mais belos. Construído no século XII, o Castelo de Almourol serviu como fortificação militar e hoje em dia é um marco histórico, atraindo turistas de todos os cantos.

Vista aérea do Castelo de Almourol
Vista aérea do Castelo de Almourol

Além disso, o rio tem uma importância ecológica significativa, abrigando uma variedade de espécies como o Flamingo, o Ganso-bravo, a Marrequinha, o Pilrito-de-peito-preto, a Perdiz-do-mar, o Sisão e o Milherango (Limosa limosa).

O estuário do Tejo e a partida das Naus e Caravelas

O estuário do Tejo – o maior estuário da Europa – é uma área protegida em reserva natural, com cerca de 15 mil hectares. Além disso, o estuário do Tejo desempenhou um papel crucial nos grandes Descobrimentos portugueses. Foi a partir de Lisboa que partiram as naus e caravelas que protagonizaram as grandes aventuras marítimas portuguesas.

No século XV, Portugal estava no auge da sua Era dos Descobrimentos. Sob o comando de grandes navegadores como Vasco da Gama, Fernão de Magalhães ou Pedro Alvares Cabral, as embarcações portuguesas partiram do estuário do Tejo rumo a novas rotas marítimas, tesouros e conhecimentos. Essas expedições foram, inegavelmente, responsáveis pelo início da globalização.

O Rio Tejo e as suas curiosidades

Com aproximadamente 1.100 quilómetros de comprimento, o Rio Tejo tem muitas histórias para contar. Este guarda uma série de curiosidades que adicionam um toque especial à sua história. Aqui estão algumas delas:

O ouro do Tejo

Segundo algumas lendas e relatos históricos, o rio Tejo foi uma fonte de ouro. Dizem que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, pagou uma tença ao papa usando o ouro retirado do Tejo. Além disso, os reis D. Dinis e D. João III mandaram fazer os seus cetros com o ouro das areias do rio. Embora essa riqueza não seja mais encontrada hoje em dia, a história do ouro do Tejo adiciona um elemento mágico à sua trajetória.

A onda do Terramoto de 1755

Em 1 de novembro de 1755, um terramoto devastador atingiu a zona mais baixa de Lisboa e outras áreas ao longo do rio Tejo. A onda gerada pelo terramoto – relatos apontam para que tivesse cerca de 15 metros de altura – subiu o rio e inundou a cidade, causando uma destruição sem precedentes. Depois das inundações seguiram-se os incêndios, as doenças e a fome. Este evento trágico deixou uma marca profunda na história e na memória do povo português.

As pontes que cruzam o Tejo

Ao longo dos anos, foram construídas duas pontes que atravessam o rio Tejo em Lisboa. A Ponte 25 de Abril, inaugurada em 1966, e a Ponte Vasco da Gama, inaugurada em 1998. A Ponte 25 de Abril, uma das maiores pontes suspensas da Europa, liga Lisboa a Almada, enquanto a Ponte Vasco da Gama faz a ligação entre Lisboa a Alcochete, Moita e Montijo. Estas pontes são estruturas importantes e facilitam a mobilidade na região.

A lenda do seu nome

De acordo com Sílio Itálico, inicialmente o rio era designado por Tago – nome de um rei Ibero que foi cruelmente assassinado por Asdrúbal (um general cartaginês). Este rei de grande beleza e coragem, foi pregado numa cruz à vista de todos.

Um passeio de barco pelo Rio Tejo

Uma das melhores maneiras de apreciar a beleza e a história do rio Tejo é realizar um passeio de barco. Navegar pelas águas do rio, observar as paisagens deslumbrantes e aprender sobre as suas curiosidades. É uma experiência inesquecível!

Pessoas durante um passeio de barco pelo rio Tejo, em Lisboa
A desfrutar de um tranquilo passeio no Rio Tejo

O rio Tejo é muito mais do que um curso d’água. É um símbolo da história de Portugal, um protagonista dos grandes Descobrimentos e, sobretudo, um tesouro natural. As suas águas testemunharam a partida das naus e caravelas que mudaram o curso da história. Decerto que as suas curiosidades e lendas adicionam um toque especial à sua trajetória.

Um passeio de barco pelo rio Tejo é uma oportunidade única de mergulhar nesta história, contemplar a beleza natural e de conhecer um pouco mais sobre o passado de Portugal.

Uma coisa é certa: essa experiência será inesquecível e repleta de boas recordações.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências

E que tal embarcar nesta aventura e descobrir os segredos que o rio Tejo guarda?

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.