Home / Vistas / Ponte 25 de Abril

Ponte 25 de Abril

Atravessa a parte mais estreita do estuário do Tejo

Gargalo do Tejo é o nome da parte mais estreita do estuário do rio e onde se localiza a Ponte 25 de Abril.

Ponte 25 de Abril ao anoitecer

Uma ponte com vários recordes

Esta ponte, sendo um eixo essencial na comunicação das duas margens, liga as cidades de Lisboa e Almada.

É frequentemente apelidada de “Portuguese Golden Gate Bridge” pelas suas semelhanças com a ponte de São Francisco. Na verdade, ao fim de mais de 50 anos de ideias e projetos, a construção desta ponte foi atribuída à mesma empresa norte americana. Originalmente conhecida como Ponte Salazar, esta obra de engenharia ficaria na história da cidade por diversos motivos. Ter custado menos que o previsto e ter sido executada em tempo recorde, foram dois deles.

E com muitas histórias para contar

O nome original, de Ponte Salazar, resultou de uma homenagem ao Presidente do Conselho de Ministros da época. Contudo, logo a seguir à Revolução de Abril de 1974, o seu nome foi mudado para Ponte 25 de Abril.

Com um comprimento total de cerca de 2.280 m, a imponência desta Ponte é impossível de passar despercebida. Aquando da sua inauguração, a 6 de Agosto de 1966, era a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Passados cinquenta anos permanece entre o grupo das 20 maiores pontes suspensas a nível mundial.

Inicialmente construída para a circulação exclusiva de automóveis, em 1999 passou a permitir também a circulação ferroviária.

Não sendo permitida a passagem pedonal, a Ponte 25 de Abril todos os anos se enche de milhares de desportistas do mundo inteiro. A meia maratona de Lisboa, que ocorre em Março, é já um marco no desporto da cidade. Esta constituí também uma oportunidade única para pisar o tabuleiro da ponte.

Quando se passa por baixo desta grandiosa estrutura ouve-se o som da deslocação dos carros e dos comboios. A 70 metros de altura do nível do rio, o tabuleiro, em parte metálico, cria um zumbido audível a centenas de metros de distância. É absolutamente impressionante.

Foi inaugurada a 27 de Setembro de 2017, a Experiência Pilar 7. Sem dúvida a segunda melhor vista sobre Lisboa. Venha descobrir a primeira connosco!

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto.