...
Início » Vistas » Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA)

Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA)

Fundada em 2002, a European Maritime Safety Agency (EMSA) tem como lema “navegação de qualidade, mares mais seguros, oceanos mais limpos”.

A EMSA fotografada durante um passeio no Rio Tejo

A EMSA está em Portugal há cerca de 20 anos, localizada atualmente na zona do Cais do Sodré e emprega mais de 270 funcionários em toda a Europa. Ambos os edifícios (vermelho e branco) constituem parte desta organização. O edifício de menores dimensões está equipado com um excelente auditório e várias outras salas, dirigido especialmente para a realização de conferências e reuniões.

A agência da União Europeia presta serviços de assistência técnica e operacional de forma a melhorar a segurança marítima e a prevenção e o combate à poluição.

Esta instituição divulga informações de confiança e em tempo real acerca do que acontece no mar. Assim, ajuda os governos e as entidades competentes a implementar eficazmente medidas de política marítima. Nesse sentido, a entidade oferece serviços marítimos apropriados às necessidades dos utilizadores europeus, tais como:

  • Notificação sobre os navios;
  • Observações da Terra;
  • Combate à poluição;
  • Informações sobre marítima integrada;
  • Controlo pelo estado do porto.

A Agência Europeia de Segurança Marítima assume um papel fundamental para a promoção das melhores práticas. “A sua experiência no âmbito de questões de segurança, tanto do ponto de vista jurídico como operacional, faz com que tenha um amplo conhecimento de muitos problemas e circunstâncias atuais.”

Quem são os beneficiários destes serviços?

Em síntese, os principais beneficiários são:

  • As instituições europeias;
  • As administrações marítimas nacionais dos países da EU;
  • As administrações marítimas costeiras da EFTA.

A nível Internacional, os beneficiários são a Organização Marítima Internacional (OMI) e os países que fazem fronteira com o Mediterrâneo, o mar Negro e o mar Cáspio no âmbito da Política Europeia de Vizinhança.

Vista aérea dos dois edifícios da EMSA

Apesar de não ser um edifício que nos encante à primeira vista, a sua estrutura pode estimular o nosso pensamento e a nossa imaginação. Isto é, se olharmos com atenção, a forma do seu edifício transmite-nos a ideia de que a mesma terá sido projetada em formato de barco. Terá sido uma coincidência? Conte-nos o seu palpite durante o seu passeio de barco. Poderá observar este edifício e muito mais!

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Entre em contacto connosco e descubra o encanto deste edifício e muitos mais!

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.