Início » Vistas » Palácio da Ajuda

Palácio da Ajuda

Foi edificado para substituir o Paço Real desaparecido no terramoto de 1755

Além de sua importância histórica e arquitetónica, o Palácio da Ajuda também é conhecido por sua localização privilegiada, com vistas deslumbrantes sobre o Tejo e a cidade de Lisboa.

Palácio da Ajuda no alto da colina, visto desde o Tejo

O Palácio da Ajuda é um marco histórico na capital portuguesa. Construído no século XIX, o palácio projetou-se como residência da família real portuguesa e hoje é um importante museu nacional.

A história do Palácio da Ajuda começa no século XVIII, quando o rei D. João V decide construir uma residência para a sua esposa, a rainha Maria Ana de Áustria, na colina da Ajuda. O projeto original, no entanto, nunca se concluiu devido a problemas financeiros e políticos. Foi somente no século XIX, durante o reinado de D. Fernando II, que a construção do palácio se retomou.

O projeto inicial foi confiado aos arquitetos Manuel Caetano de Sousa, José da Costa e Silva e Xavier Fabri que projetaram um palácio inspirado nas grandes residências reais europeias da época. A edificação seria posteriormente, entre 1817 e 1844, orientada pelo arquiteto Francisco Rosa.

O Palácio da Ajuda é um edifício imponente, com fachada de pedra, torres e pináculos. O seu interior é igualmente impressionante, com salas de recepção decoradas, tetos pintados, com o melhor e mais belo mobiliário e grandes e preciosas peças de tapeçaria, pintura e ourivesaria.

A imponente Sala do Trono
A imponente Sala do Trono

A Sala do Trono e a decoração do interior revelam o gosto decorativo neo-barroco, enquanto a arquitetura do edifício é neo-clássica. No vestíbulo, merecem destaque as 47 estátuas assinadas por artistas portugueses.

Entretanto, em 1968, abriu ao público como casa-museu, e desde a década de oitenta, tem vindo a destacar-se como instituição museológica no panorama nacional e internacional.

Museu do Tesouro Real

Em junho de 2022, inaugurou-se o Museu do Tesouro Real onde se expõe de forma permanente grande parte dos antigos bens da antiga Casa Real portuguesa, tanto obras pertencentes à Coroa, como provenientes das antigas coleções particulares dos vários membros da família real portuguesa.

Atualmente, o Palácio da Ajuda é um importante museu nacional, com exposições permanentes sobre a história da família real portuguesa e sobre a arquitetura e decorativismo do palácio. O museu também oferece visitas guiadas e programas educacionais para escolas.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.