O Castelo de S. Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos de Lisboa, situado na colina de S. Jorge, no centro da cidade. Com uma história rica e fascinante, o castelo é um importante ponto turístico e uma atração cultural para visitantes de todo o mundo.
Factos históricos
A mais antiga fortificação no local data do século II A.C., embora tenham sido aqui encontrados vestígios do século VI A.C. A arqueologia permitiu descobrir vestígios de fenícios, gregos, cartagineses, romanos e muçulmanos, comprovando a ocupação humana constante desde tempos remotos.
O castelo propriamente dito teve a sua fundação nos séculos X e XI, enquanto Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo bem como a cidade aos mouros.
Entre os séculos XIII e XVI teve o seu período mais importante. O castelo foi palco da receção a Vasco da Gama, por parte do rei D. Manuel I, após a sua descoberta do caminho marítimo para a Índia. Com o terremato de 1755 e a mudança da residência real para a área ribeirinha da cidade, o castelo teve um forte declínio e degradação. Foi declarado Monumento Nacional em 1910 tendo começado a ser restaurado nesse ano e, em 1990, foi novamente reabilitado, sendo atualmente um dos lugares mais visitados da cidade.
O Castelo nos dias de hoje
No seu interior, destaca-se o núcleo museológico, onde se pode ver a história de Lisboa e a Torre de Ulisses, assim como um periscópio que permite observar a cidade em 360º em tempo real.
O Castelo de S. Jorge possui jardins bem cuidados, oferecendo aos visitantes um local agradável para passear. É, sem dúvida, um local popular para eventos culturais, incluindo concertos, festivais e exposições.
Em virtude da sua excecional localização, o Castelo de S. Jorge destaca-se do conjunto dos miradouros de Lisboa pelas vistas únicas e majestosas que permite usufruir.