...
Home / Vistas / Alfama

Alfama

O bairro mais antigo de Portugal

Alfama é um bairro muito peculiar por se assemelhar a uma antiga aldeia. O bairro é frequentado diariamente por turistas portugueses e estrangeiros, sendo considerado como o mais pequeno de toda a cidade de Lisboa.

Vista do bairro de Alfama desde o rio Tejo

Alfama é o bairro mais antigo de Portugal e um dos mais antigos da europa. Está situado na encosta da colina ao lado do Castelo de São Jorge e tem o Rio Tejo como um dos seus limites. Inegavelmente, é um dos bairros mais característicos e pitorescos da cidade, com ruas estreitas e empedradas, casas coloridas e vistas deslumbrantes sobre o rio Tejo.

Miradouro de Santra Luzia, em Alfama
Miradouro de Santa Luzia, em Alfama

Alfama é famosa pelas suas ruas estreitas e empedradas, que serpenteiam por todo o bairro. É uma das melhores áreas para caminhar e explorar a cidade, com muitas escadarias e becos. Além disso, uma das vistas mais espetaculares sobre Alfama, têm-se do passeio público, formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia.

Casa dos Bicos - Núcleo Arqueológico e Fundação José Saramago num dia de céu azul
Casa dos Bicos – Núcleo Arqueológico e Fundação José Saramago

O bairro é conhecido pela sua arquitetura tradicional, com casas coloridas e azulejos decorativos. Um dos destaques é a Casa dos Bicos, construída no século XVI e que é atualmente a sede da Fundação José Saramago.

O Fado

Alfama é também famosa pela sua cultura musical, especialmente pelo Fado, uma forma tradicional de música portuguesa. Como resultado, existem vários bares e restaurantes no bairro que oferecem apresentações de Fado ao vivo, onde os visitantes podem desfrutar de uma noite de música e gastronomia.

Outra atração importante do bairro é a Igreja de S. Miguel, uma igreja barroca construída no século XVII. A igreja é conhecida por sua arquitetura imponente e por suas vistas panorâmicas sobre o bairro e o rio Tejo. E obviamente a Sé de Lisboa, também localizada em Alfama, é um dos destaques deste bairro.

Vista de Alfama para o rio Tejo, onde navegam vários veleiros.
Vista de Alfama para o Tejo

Em resumo, Alfama é um dos bairros mais característicos e pitorescos de Lisboa, sendo uma área incrível para explorar e desfrutar.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.