O “Cais do Sodré” deve o seu nome à família nobre Sodré, que possuía propriedades na zona no século XV. Durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se um ponto estratégico frequentado por espiões e contrabandistas, graças à neutralidade de Lisboa. Em 2011, a Rua Cor-de-Rosa foi criada como parte de um projeto de revitalização urbana, transformando a antiga área decadente de bares num espaço moderno e atrativo de lazer, com forte identidade visual.
No século XVII, o Cais do Sodré era conhecido como o “Porto das Embarcações”, onde os navios partiam para as colónias portuguesas. Durante o século XIX, o Cais do Sodré tornou-se uma área de bares e casas de diversão, atraindo marinheiros e aventureiros de todo o mundo.
Podemos dizer assim que, poucas zonas de Lisboa já tiveram tantas vidas como o Cais do Sodré. Mais diverso e multicultural do que nunca, o Cais do Sodré pede para ser usufruído a qualquer hora do dia ou da noite, seja por locais ou por visitantes.
Os últimos anos tornaram o bairro mais convidativo que nunca, seja para visitar uma loja, tomar um brunch em família, para um jantar de amigos ou para uma noite de copos. Desse modo, há muitas opções de bares para beber cocktails, cerveja artesanal ou até vinhos portugueses e internacionais. Se lhe apetecer ouvir música e dançar também, é provável encontrar aqui um conjunto de bares e discotecas bem animadas. A colorida Rua Rosa é um bom ponto de partida para a diversão.
É nesta zona da cidade que se encontra uma das principais praças de alimentação de Lisboa: o Mercado da Ribeira que oferece desde refeições tradicionais a iguarias e padarias da moda.
O Mercado da Ribeira reúne chefs de renome e conceitos modernos de restauração. Lá pode encontrar menus assinados por alguns dos mais reconhecidos chefs portugueses, incluindo Henrique Sá Pessoa e Marlene Vieira.
Destaque ainda para as gelatarias artesanais, pastelarias modernas e lojas gourmet que vendem produtos locais como azeites e queijos.
Transportes e acessibilidades
Do ponto de vista dos transportes e acessibilidades, o Cais do Sodré encontra-se muito bem servido. É um ponto de partida para os ferrys que vão para a margem sul do rio Tejo (como Almada, Cacilhas, Seixal e Montijo), onde se encontra o Cristo Rei. Dispõe de uma moderna estação de metro sendo ainda o terminal da estação de comboios da linha de Cascais.
Locais de Interesse próximos ao Cais do Sodré
- Elevador da Bica: A poucos metros, encontra-se um dos ascensores mais emblemáticos de Lisboa, ideal para fotografias e para subir até ao Bairro Alto.
- Museu do Oriente: A curta distância a pé ou de bicicleta, este museu oferece exposições permanentes sobre a ligação histórica entre Portugal e os países asiáticos.
- Miradouro de Santa Catarina: Também conhecido como Adamastor, é um excelente local para apreciar o pôr do sol sobre o Tejo, com vista para as Docas e para a Ponte 25 de Abril.