Início » Vistas » Ribeira das Naus

Ribeira das Naus

Foi o mais importante dos estaleiros portugueses

É uma varanda única sobre o Tejo, num espaço público contemporâneo e atraente, uma verdadeira praia fluvial no centro da cidade.

Ribeira das Naus vista desde o Rio Tejo

A Ribeira das Naus, localizada no centro histórico de Lisboa, é um dos principais pontos turísticos da cidade devido a sua localização privilegiada e a sua história rica.

A origem do nome “Ribeira das Naus” vem do período em que o local era usado como estaleiro onde os navios, ou naus, eram construídos e mantidos. Atualmente, a Ribeira das Naus é um local popular para passeios ao longo do rio Tejo, onde os visitantes podem admirar a bela paisagem da cidade e do rio.

Uma perspectiva da remodelada Ribeira das Naus com pessoas a passear
Um óptimo local para passear

Na Ribeira das Naus foram produzidos muitos dos navios que participaram quer nos Descobrimentos Portugueses quer nas rotas comerciais posteriormente desenvolvidas. Era o maior estaleiro naval do Império Português e serviu de modelo para os restantes que se foram estabelecendo no além-mar.

A praia fluvial na Ribeira das Naus
A praia fluvial na Ribeira das Naus

A Ribeira da Naus é um dos espaços mais interessantes da capital portuguesa. Recentemente reabilitado, o antigo estaleiro é hoje uma surpreendente praia fluvial – onde os banhos são proibidos -, com um amplo espaço ajardinado e uma escadaria considerável que se estende em direção ao rio.

Pessoas a descansar na relva e desfrutar da Ribeira das Naus
A descansar e desfrutar

Esta área que liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré, convida a longos banhos de sol, a apreciar as vistas para o rio e ao descanso de todas as pernas cansadas de passear pela cidade. A Ribeira das Naus tem um quiosque e uma esplanada relaxar e aproveitar ao máximo a luz de Lisboa.

Experiências relacionadas

"O barco de cada um está dentro de seu próprio peito (Couto, Mia)." Descubra o seu barco e o marinheiro que há em si.
Todas as Experiências
Ilustração de um veleiro com o sol no céu

Venha descobrir este e outros tesouros… de um ângulo nunca visto, a bordo de um dos nossos veleiros.