Inaugurado em 2000, o Elevador Panorâmico da Boca do Vento liga o Jardim do Rio ao bairro histórico de Almada, vencendo um desnível de 50 metros causado pela falésia ali existente. Com cabine envidraçada e um miradouro tranquilo, oferece vistas privilegiadas sobre o Tejo e Lisboa. Integrado na requalificação da frente ribeirinha, combina inspiração em elevadores industriais com o património de Almada Velha, área de importância histórica e estratégica, hoje revitalizada com espaços culturais e áreas verdes.
O acesso ao elevador panorâmico é fácil, tornando-o uma opção acessível para pessoas de todas as idades. Assim, este elevador é uma alternativa menos movimentada ao Cristo Rei para selfies de altitude.
Apesar de não muito popular, este miradouro oferece uma vista fabulosa sobre Lisboa e conta ainda com uma esplanada no edifício de chegada do elevador.
Com uma cabine de vidro, este elevador panorâmico constitui um agradável meio de transporte e de descoberta de paisagens fantásticas sobre o rio Tejo e a cidade de Lisboa.
Vistas panorâmicas sobre Lisboa e o Tejo
O grande destaque do elevador é, sem dúvida, a vista. Do topo da falésia, avista-se:
- O casario pombalino de Lisboa
- A silhueta da Ponte 25 de Abril
- A zona ribeirinha de Belém
- O Cristo Rei à esquerda
- O constante movimento de cacilheiros, veleiros e cruzeiros no Tejo
Em dias claros, é possível ver até à zona ocidental da cidade e, por vezes, a serra de Sintra ao fundo.
Este ponto de observação é muito procurado por fotógrafos, especialmente ao pôr do sol, quando a luz do Tejo reflete nas águas e nos edifícios de Lisboa. Um momento perfeito para capturar imagens inesquecíveis da cidade.
Quando visitar?
O elevador panorâmico está aberto diariamente, das 9h às 23h. Efetua viagens gratuitas a cada 15 minutos.
Antes de ir, aconselhamo-lo a confirmar todas as informações através do site oficial.